Você tem o hábito de realizar doações?

canon Gacc 606

Notícia Publicada em 24/08/2016 por socialprofit.com.br

Quase metade dos brasileiros acha que ONGs fazem trabalho competente, mas só 26% acreditam que essas instituições são confiáveis.

O IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) divulgou novos dados da pesquisa Doação Brasil, levantamento nacional realizado no país que visa a mapear os hábitos de doação dos indivíduos. Dessa vez, o foco é o relacionamento com as ONGs.

Um total de 71% dos entrevistados entende que as ONGs dependem das doações de pessoas e empresas para obter recursos, e 44% concordam que essas instituições fazem um trabalho competente. Porém, apenas 26% dos entrevistados acham que as ONGs são confiáveis. A pesquisa mostra que 64% dos doadores doam apenas para uma instituição, sendo que 39% deles já visitaram pessoalmente o local para onde doam.

Em 2015, as doações individuais dos brasileiros totalizaram R$ 13,7 bilhões, valor que corresponde a 0,23% do PIB do Brasil. Quase dois terços dos entrevistados (61%) afirmam que as ONGs insistem demais ao pedir doações, e 64% acreditam que, ao se fazer uma doação, corre-se o risco de ser procurado por outras organizações. O levantamento serve de alerta para o trabalho dessas instituições, já que o público deixou bem claro rejeitar abordagens em domicílio e locais públicos.

O levantamento, encomendado ao Instituto Gallup, entrevistou duas mil pessoas em todo país, com 18 anos ou mais, residentes em áreas urbanas e com renda familiar mensal a partir de um salário mínimo. A íntegra da pesquisa Doação Brasil está disponível  AQUI.