Semana Internacional da Convenção sobre os Direitos da Criança

Eventos on 23 Nov , 2016

“Seja pai, mãe, tio, vizinho ou avô, seja responsável, SEJA UM DEFENSOR!”

Adotada em assembleia geral da ONU em 20 de novembro de 1989 a Convenção Sobre os Direitos das Crianças foi ratificada por mais 198 países e até hoje segue sendo um dos principais eventos em defesa de nossas crianças, a data passou a ser o dia Internacional de Direito das Crianças.

O Gacc sendo uma das ong’s que defende fortemente esses direitos e faz parte da Rede ALDIN, que realiza anualmente atividades em alusão a convenção, realizará entre os dias 21 e 25 de novembro nas comunidades onde atua, momentos com oficinas, brincadeiras, rodas de diálogos com o tema “Seja um Defensor”, mediada pelo conselho tutelar, e o momento de culminância com intervenções de rua, a “Caravana Artística – Eu tenho direito”.

Ao todo duas comunidades em fortaleza (Antônio Bezerra e Jardim União) e em outros três municípios (Parambú, Várzea Alegre e Granja) receberão essas atividades que visam promover a conscientização das crianças, famílias e comunidades a cerca de direitos (educação, moradia, lazer) e deveres (bom desempenho nos estudos, respeito, zelo pelos espaços) das crianças, o papel de cada um desses agentes na manutenção desses direitos e alertas de como proceder diante de qualquer ação que possam ameaça-los.

Sobre a Caravana Caravana Artística

Caravana Artística foi o modo encontrado para chamar atenção das pessoas sobre os direitos e deveres das crianças propondo um momento de interação delas com a comunidade.

Como forma de culminância as crianças preparam durante a semana nas oficinas, poesias, música, cartazes e peças teatrais que serão mostrados nas ruas das cinco comunidades de atuação do Gacc, na próxima sexta-feira (25) em forma de passeata em pró dos direitos.


EM FORTALEZA

Data: 25 de Novembro de 2016

Local 1: ACECAB – Centro Comunitário de Antônio Bezerra – Rua 04, nº1015 – Parque Boatã – Antônio Bezerra.

Horário: 16h

Local 2: ACAC – Associação de Apoio Comunitário de Ação e Cidadania – Avenida Mura Matos, 1396 – Jardim União

 Horário: 8h


NO INTERIOR

Data: 21 de Novembro de 2016

Local 1 – Várzea: ACOMVA – Associação Comunitária de Várzea Alegre – Rua Gonçalves Dias, 161 – Centro

Horário: 7h   e 13h

Data: 25 de Novembro de 2016

Local 2 – Granja: AACG – Associação de Apio Comunitário de Granja – Rua Maestro Ciro Ciarlene, 380 – São Pedro

Horário: 7h30 e 15h30

Data: 25 de Novembro de 2016

Local 3 – Parambú: ADECOMP – Associação de Desenvolvimento Comunitário do Município de Parambú – Rua José Arteiro, 01 – Centro

Horário: 7h30


Sobre a Rede ALDIN

A Rede ALDIN foi criada em abril de 2014 na cidade de Tegucigalpa, Honduras, em um encontro organizado pela associação Partage – França, com representantes de organizações parceiras na América Latina: Associação Compartir de Honduras, GACC do Brasil, Fundação San Juan de Jerusalén e INEPE de Equador.

Formada na França, em junho de 2007, com delegados de 32 associações de 20 países da África, América Latina, Ásia e Europa. Sua missão é impulsiona processos de participação ativa e comprometida de todas as pessoas a favor da justiça, equidade de gênero e a sustentabilidade social e ambiental com alternativas inovadoras para cuidar da vida em todas suas expressões e promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas comunidades.

4   3   1 logo-cravana-2016

Fotos Caravana Artística 2015