Gacc promove atividades durante a Semana Internacional da Convenção sobre os Direitos da Criança

 

“Sou criança, eu tenho diretos! Respeitar, proteger e garantir. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DEFENSOR!”

Adotada em assembléia geral da ONU em 20 de novembro de 1989 a Convenção Sobre os Direitos das Crianças foi ratificada por mais 198 países e até hoje segue sendo um dos principais eventos em defesa de nossas crianças, a data passou a ser o dia Internacional de Direito das Crianças.

O Gacc, ong que atua na promoção e garantia dos direitos da criança, realizou entre os dias 13 e 20 de novembro, nas comunidades onde atua em Fortaleza (Jardim União, Antônio Bezerra e João Paulo II) e nos municípios (Parambú, Várzea Alegre e Granja) momentos com: oficinas, brincadeiras, rodas de diálogos, mediada pelo conselho tutelar (em algumas das comunidades), encerrando as atividades com ato público, “Caravana Artística”. Vale ressaltar que o evento está vinculado a Rede Aldin, da qual o Gacc faz parte, portanto estas mobilizações foram realizadas em outras partes do mundo.

As atividades tiveram como objetivo orientar às crianças e adolescentes atendidos nos projetos desenvolvidos, assim como sensibilizar seus familiares e a comunidade como um todo em favor da defesa dos direitos.

Sobre a Caravana Artística

Caravana Artística, caminhada pelas principais ruas da comunidade, foi o modo encontrado para chamar atenção das pessoas sobre os direitos e deveres das crianças propondo um momento de interação delas com a comunidade.

As crianças preparam durante a semana nas oficinas, poesias, música, cartazes e peças teatrais que são utilizadas durante a caravana.

Sobre a Rede ALDIN

A Rede ALDIN foi criada em abril de 2014 na cidade de Tegucigalpa, Honduras, em um encontro organizado pela associação Partage – França, com representantes de organizações parceiras na América Latina: Associação Compartir de Honduras, GACC do Brasil, Fundação San Juan de Jerusalén e INEPE de Equador. Desde então, o Partage e as instituições envolvidas na Rede Aldin promovem todo ano no aniversario da convenção, essa manifestação pública, sensibilizando a população para a garantia dos direitos da criança.

Formada na França, em junho de 2007, com delegados de 32 associações de 20 países da África, América Latina, Ásia e Europa. Sua missão é impulsiona processos de participação ativa e comprometida de todas as pessoas a favor da justiça, equidade de gênero e a sustentabilidade social e ambiental com alternativas inovadoras para cuidar da vida em todas suas expressões e promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas comunidades.